Foto do Patrono da Escola |
Estudou no antigo Colégio Pestalozzi, cursando o 1º grau, depois foi para o colégio Dom Bosco em campo grande fundado pelos padres Salesianos onde fez o tiro de guerra e terminou o ginásio.
De família humilde Antonio José Paniago obteve ajuda dos salesianos que o encaminharam para o Rio de Janeiro, onde ficou trabalhando e morando no Colégio Salesiano Santa Rosa de Niterói, como monitor, onde cuidava de turmas e dava aulas.
Fez vestibular na faculdade Fluminense de Niterói e ingressou no curso de odontologia no ano de 1.935, vindo a se formar em 1.937.
Volta para Campo Grande e novamente, ainda como professor busca refúgio no colégio Dom Bosco e continua a trabalhar, nas horas vagas ele exercia a profissão de dentista.
Foi fundador da Associação dos Dentistas de Campo Grande. Em 1.939 foi nomeado fiscal do Curso da Escola Comércio Nossa Senhora Auxiliadora e também em seguida nomeado fiscal do colégio Dom Bosco onde era professor.
Passado tempo foi nomeado Inspetor Federal do Curso Técnico em Mato Grosso.
Em 1.949, Antonio José Paniago foi fundador do partido Trabalhista Brasileiro neste estado. A partir daí ingressou na carreira política, o primeiro ano ficou como suplente de Deputado, depois concorreu novamente como Deputado Estadual e foi eleito sendo o mais votado.
Após o término de seu mandato dedicou-se a educação e sua vida profissional.
Participou do lançamento da ideia de fundação da faculdade do colégio Dom Bosco, mais tarde também batalhou pela vida da Universidade Estadual, luta concretizada com a implantação dos cursos de Farmácia e Odontologia.
Antonio José Paniago deixou de conviver em nosso meio em 04 de novembro de 1980.
Histórico
A escola se resumia em apenas uma cantina, um banheiro e uma sala de aula onde funcionavam as quatro séries iniciais do Ensino Fundamental, no sistema de multisseriação.
Em 1.986 foi transferida para o Jardim Itamaracá, no perímetro urbano, sendo que foi construído um prédio de alvenaria contendo: 07 salas de aula, sendo uma Pré-escolar com banheiro, 01 secretaria, 01 sala para professores, 01 cantina, 01 depósito, 02 banheiros para funcionários e 02 banheiros para alunos.
Com a Deliberação nº 1.621 CEE/MS DE 23 DE JULHO DE 1.987, recebeu autorização para funcionamento da Educação Infantil e a Deliberação CEE/MS Nº 1.156 DE 14 DE ABRIL DE 1989 autorizou o funcionamento do Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série.
O reconhecimento do ensino fundamental ocorreu através da Deliberação CEE Nº 2.772 DE 04 DE ABRIL DE 1.991.
No ano de 1.992 foi inaugurada sua ampliação, sendo que a escola passou a contar com mais 04 salas de aula, biblioteca, 01 sala para equipe técnica e 02 banheiros para alunos.
Em função da demanda, a escola teve mais duas salas de aula construídas no ano de 1.993, porem, insuficientes para atender toda clientela da região que comportava 07 bairros e, portanto, foram locados espaços alternativos onde funcionaram anexos, chegando à escola possuir em 1.996, 04 anexos além da sede.
Neste ano também foi construída, juntamente com as últimas salas de aula, um laboratório Audiovisual onde os professores e corpo técnico possuem um espaço para planejarem suas atividades a partir do acervo de vídeos educativos, onde também se encontra todo material audiovisual para os educadores utilizarem.
Ressalta-se que até o ano de 1.998 a escola era a única a atender toda a região, funcionando em 1.997 inclusive com turno intermediário, o que fez com que a Prefeitura Municipal construísse outra escola na região a fim de suprir a deficiência de vagas no ensino fundamental, tornando possível desativar o funcionamento de parte dos anexos, restando apenas o anexo do Rita Vieira III distante aproximadamente 2 Km da sede.
O bairro Jardim Itamaracá encontra-se localizado na região denominada Bandeira, próximo ao anel rodoviário, entre a BR 262 e BR 163, região periférica de Campo Grande, distante do centro da cidade em aproximadamente 15 km.
No início de 1.999, a escola recebeu uma reforma geral em suas instalações hidráulica, elétrica, tais como: pintura, troca de parte do piso, colocação das portas, esquadrias metálicas, vidros, quadra poliesportiva..., enfim, readequada como um todo para o desenvolvimento de suas atividades escolares.
No ano de 2.001 a escola novamente é ampliada, desta vez é acrescentado 01 laboratório de informática, uma sala de planejamento para os professores, duas salas de aula e uma sala de apoio.
Em 2003 foi construído o ginásio poliesportivo coberto denominado “Prof.ª Joaquina Ângela de Lira Ramos”.
Em 2005 houve a ampliação com a construção de mais 03 salas de aula e dois banheiros para os alunos e reforma da cozinha.
Em 2012 houve a construção do laboratório de ciências.