quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Que tal visitar um museu sem sair de casa?

     Olá a todos, essa postagem vai tratar de um recurso que cada vez vem ganhando mais espaço na web, essa ferramenta não é nova mas conta apenas com a iniciativa das instituições para sua criação e manutenção, por isso, não existem tantas opções boas e com bons recursos disponíveis, mas é um ótimo, excelente, e não muito usado, recurso para algumas disciplina não contempladas até o momento no PNLD, como a disciplina de artes por exemplo ou outras já contempladas como história e geografia.
     Conhece o museu do Louvre em Paris?, eu posso afirmar que já o visitei diversas vezes e nem cheguei a ir à França, isso é possível pois o mesmo mantem em sua página na internet o recurso de "Tour Online" ou visitação online, que nada mais é do que através da internet em qualquer lugar, um internauta ter acesso a algumas áreas do museu ou a todo o seu conteúdo.
     Agora irei mostrar um breve passo a passo para a visitação online de 02 museus, o Museu do Louvre e o Museu Imperial, na postagem seguinte o Museu Casa Portinari e o Museu do Rádio e Televisão de Portugal. Clique aqui para ir para a parte final da postagem.

Dependendo da velocidade da internet o carregamento da navegação pode demorar um pouco.


    Iremos Começar com o Louvre porque não está em português mas lembrando sempre que o navegador Chrome traduz as páginas.
Clicando aqui você irá direto para a visitação online, como na imagem abaixo.

Ao Clicar no link acima.
    Mais a baixo na página você visualiza as exposições do museu que estão online para visitação, basta clicar na frase "Launch virtual tour" dentre as opções listadas abaixo:

Antiguidades Egípcias

Coleções do período faraônico são exibidos no lado leste da ala Sully, no piso térreo e 1 º andar.

Restos de Moat do Louvre

O Louvre foi originalmente uma fortaleza construída pelo rei francês Philippe Auguste. Foi destinado a reforçar as defesas que o rei tinha ordenado a ser construído em 1190 para proteger Paris de ataques via Sena. Hoje, os visitantes podem caminhar ao redor do fosso no perímetro original e ver os pilares que sustentavam a ponte levadiça.


Galerie d'Apollon

A Galerie d'Apollon, situado acima da Petite Galerie, foi destruída por um incêndio em 1661 e reconstruída por Le Vau. O teto, iniciada por Le Brun, é uma homenagem ao Rei Sol, Luís XIV. O painel central, Apollo Matando a serpente Python , é de Delacroix (1851). A galeria foi recentemente restaurada.
Clique nas imagens para ampliar.
Primeira cena da visitação online das antiguidades egípcias, ao passas o cursor do mouse em cima dos objetos expostos aparecerá o ícone de informação e ao clicar no objeto aparecerá um resumo no canto inferior direito como mostrado na imagem, acompanhado de uma imagem ampliada do objeto.


Clique e arraste usando o mouse para virar para a esquerda ou para a direita e preste atenção quando aparecer as setas pretas para trocar de ambiente, basta clicar quando aparecerem como indicado na imagem acima.
    Agora irei mostrar o Museu Imperial, clicando aqui você irá direto para a página do "Tour Virtual" com a visualização em 360º. De preferencia logo no início pause o giro automático clicando no botão pausar giro automático como mostrado na imagem abaixo.





    Na navegação, aparece na parte inferior da tela os botões para virar a esquerda, à direita, para cima, para baixo, aumentar ou diminuir o zoom e acionar ou pausar o giro automático.
    Acima na tela aparece as opções de todos os ambientes a serem visitados que poder ser fechado para não atrapalhar a visualização e aberto novamente depois.
    Um grande diferencial desta página é a possibilidade de clicar nos objetos e se caso forem instrumentos, além de ver o nome, ouvir uma melodia tocada com ele e utilizando um óculos 3D, clicando no ícone do óculos no canto superior direito da página, aparecerá uma lista de fotos com o recurso 3D para visualização.



Clique aqui para ir para a postagem dos próximos museus.

Postado por: Assistente em biblioteca Rodrigo Acunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário