quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Matéria Ensine cartografia para a turma usando o Google Earth da revista nova escola

Encontrei uma ótima sugestão da revista Nova Escola (clique aqui e leia o artigo na página da Revista Nova Escola) mas ela é voltada para professores que já dominam a ferramenta Google Earth, então resolvi elaborar um tutorial de como utilizar essa ferramenta e ao final postei o texto da sugestão para centralizar tudo aqui.

POST ATUALIZADO 28/02/2014 PARA O NOVO GOOGLE MAPS

1º acesse o Google (www.google.com.br) e clique em APLICATIVOS e depois MAPAS. (ajuda se você criar uma conta Google para sua localização, linguagem, nomes de ruas, salvar locais, etc.)

1º clique em aplicativos no local mostrado na imagem acima.

Depois clique em mapas como mostrado na imagem.

2º Insira o endereço do local que procura no campo mostrado abaixo, como exemplo coloquei o endereço de nossa escola.




3º Também é possível localizar pelo nome do local, como exemplo pesquisei as pirâmides do Egito.


4º Aqui é possível modificar a forma como o mapa é apresentado alternando entre os modos mapa (apenas o desenho), e o Earth (visualização mais detalhada e com perspectiva).

Clique no local indicado na imagem para alternar entre os modos.
Essa é a visualização Earth das pirâmides.
No menu indicado você inclina mais ou menos a imagem, aumenta ou diminui o zoom e rotaciona.
No menu abaixo é possível visualizar fotos dos locais disponíveis na área pesquisada.
5º O modo Earth tem que ser instalado no computador, caso você já não o tenha o próprio navegador pede a instalação.

Navegador Crome pedindo a instalação do aplicativo, clique na área indicada na imagem.
No caso do navegador Crome, no canto inferior esquerdo após terminar o download clique no cantinho em cima da seta e depois em abrir, como indicado na imagem.
Depois clique em executar.
Aguarde o download e instalação.
Pronto! A mensagem mostrada na imagem confirma que esta tudo certo, atualize a página apertando F5 ou o Recarregar no navegador. 
6º Também é possível a visitação panorâmica do local por meio do Pegman (o bonequinho) indicado na imagem abaixo.

Clique no bonequinho e o arraste para o local que desejar.
Antes de soltar o Pegman, aparece uma imagem prévia do local. 
7º Alguns locais só exibem uma galeria de fotos sem a panorâmica, como é o caso das pirâmides, mas locais públicos em geral permitem uma panorâmica completa. Veja abaixo os exemplos.
Panorâmica completa da rua da nossa escola. (Google Street View)

Use o menu da direita para girar e usar o zoom, use o mouse para navegar clicando quando aparecerem setas como indicado no círculo ou quadrados para virar a visualização e se precisar fechar a navegação e voltar ao mapa, clique na seta no alto a esquerda.
Nas pirâmides a panorâmica não é livre, mas tem vários passeios fotográficos.
8º É possível também se medir a distância do trajeto entre o local pesquisado e um segundo local, basta para isso clicar em “Rotas” no menu no canto superior a esquerda como indicado na imagem abaixo.



Após clicar em Rotas adicione o segundo endereço ou local e o Google fornece as distâncias e o tempo de chegada, lembrando que o modo de chegar pode ser alternado entre as opções acima do campo dos endereços. 

10º É possível também alterar o trajeto clicando e arrastando em um ponto na linha e arrastando para outra rua como indicado na imagem abaixo, e isso claro vai modificar o que é mostrado na distância entre os dois locais.



Agora o texto da sugestão de aula utilizando o que foi descrito até aqui.

Ensine cartografia para a turma usando o Google Earth

Objetivos
- Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica.
- Comparar diferentes tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais.

Conteúdos
- Cartografia.
- Localização espacial.

Anos 
6º ao 9º.

Tempo estimado
Oito aulas.

Material necessário
Papel, régua, lápis, computador com acesso à internet e o programa Google Earth

Desenvolvimento
1ª etapa  Oriente os alunos a observar o trajeto desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização. Peça que transformem a observação num croqui, cuidando para representar as referências.

2ª etapa  Diante do computador, divida a turma em grupos e solicite que explorem este site. Explique que o desafio é encontrar, entre os mapas disponíveis, um que mostre a localização da escola. Oriente-os a comparar os croquis com os mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são identificados? Explique que os desenhos disponíveis são representações bidimensionais de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala específicos.

3ª etapa  Hora de visualizar a localização em imagem real. Abra o programa Google Earth e convide a turma a buscar uma imagem da escola. Siga o seguinte procedimento: clique no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país. Introduza o nome da cidade e oriente os estudantes a aproximar a imagem até o objetivo. Pergunte aos alunos o que estão vendo. É a mesma visão que temos ao caminhar pelas ruas? Leve-os a perceber que imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical.

4ª etapa  Peça que comparem a imagem do Google Earth com o croqui que haviam elaborado e observem o que querem acrescentar ou modificar.

Avaliação
Verifique se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.

Visitado pela última vez em 14/08/2013

Professora de Geografia da EMEF Cleómenes Campos, em São Paulo, SP
Professora de Informática Educativa da EMEF Cleómenes Campos, em São Paulo, SP.

Postado por: Assistente em biblioteca Rodrigo Acunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário