Biblioteca Nilda Coelho - Campo Grande, MS - Brasil --(AVISO: Este blog contém cookies.)--
segunda-feira, 8 de abril de 2019
Diário de bordo 2019
Com a intensão de registrar as atividades de início de ano da biblioteca, será registrado neste diário de bordo tudo o que foi preciso realizar para que as atividades inerentes ao ambiente da biblioteca finalmente começassem.
No inicio do ano, após a recolha de livros didáticos do ano anterior que ficam na biblioteca, é necessário primeiro entregar os livros didáticos para liberar o espaço comum da biblioteca, ficando o espaço impossibilitado de iniciar suas atividades nativas até que a equipe da biblioteca, que tem a incumbência determinada pela gestão da escola de lidar com o livro didático realize a entrega para todos os alunos.
No início do ano a biblioteca se encontra lotada com os livros didáticos. |
Até todos serem entregues o espaço fica lotado. |
A entrega é realizada de forma diferente aos alunos do primeiro até o terceiro ano, para eles é distribuído um termo de ciência para entregar aos responsáveis para que autorizem a entrega dos livros aos alunos, se o responsável preferir pode vir retirar os livros na biblioteca.
Após a recolha dos termos assinados o kit é montado e nomeado para os alunos individualmente, e entregues em sala de aula.
Kits montados, nomeados e separados para cada aluno, e o termo acompanha o kit até a entrega, quando os livros em mãos o termo é recolhido. |
Os kits dos quartos e quintos anos em diante são entregues na própria biblioteca, o kit é montado e conferido, e na entrega é conferido novamente com o aluno, todo o controle é feito em planilha do Excel, tudo dividido por sala e por aluno e cada livro recebido e marcado individualmente para não haver enganos no recolhimento.
Paralelamente à entrega dos livros didáticos aos alunos, é feita a entrega dos manuais aos professores mediante assinatura na ficha de controle fornecida pela secretaria de educação.
Após a entrega dos livros a reserva técnica é guardada na biblioteca mesmo, nos locais já limpos é claro, ficam nos nichos de cima para não prejudicar o acesso ao acervo nos nichos mais próximos ao chão, então as cadeiras e mesas são colocadas nos lugares e a limpeza de cada nicho, cada cantinho começa.
Cada espaço de cima a baixo é limpo |
Os materiais dos nichos vão para as mesas, e após o local estar limpo e totalmente seco, os mesmos retornam. |
A escola fecha ao final do ano, retornando em fevereiro, o pó se acumula mesmo. |
E outras coisas indesejadas também aparecem. |
Durante a limpeza, os horários de sala e planejamento dos professores é solicitado, e com base neles são montados os horários da biblioteca e os mesmos são entregues a coordenação e direção, para aprovação e mudanças se necessário.
Após a aprovação dos horários, cada turma do pré-escolar aos nonos anos é recebida na biblioteca para apresentação do espaço, horários e das regras para o ano letivo.
Depois de realizada a orientação de todas as turmas, as rotinas da biblioteca se iniciam.
Espaço já limpo e organizado, pronto para receber as turmas. |
Computadores com acesso à internet que são utilizados para pesquisas escolares. |
Tudo pronto. |
Esse diário de bordo ficará online com base no princípio da publicidade que é quarto princípio expresso no art. 37 da Constituição Federal de 1988, e o princípio da transparência administrativa, para esclarecer o porque de o espaço da biblioteca não iniciar suas atividades logo ao início do ano letivo.
Apesar desde diário de bordo ser criado em 2019, desde 2011 quando entrei para trabalhar nesta escola, as rotinas de início e final de ano permanecem as mesmas.
O final do ano letivo, que é outro momento crítico para a biblioteca será postado também.
O final do ano letivo, que é outro momento crítico para a biblioteca será postado também.
Postado por: Assistente em biblioteca Rodrigo Acunha.
Assinar:
Postagens (Atom)